quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Questões para refletir






Como as ciências (da linguagem) se organizam? Por que existem tantas teorias linguísticas? 

Tanto a lingüística, a literatura, ou o jornalismo, por exemplo, têm o mesmo objeto observacional - a linguagem -  no entanto, cada uma constrói modelos teóricos distintos.

Sabe-se que a linguagem é multifacetada, isto é, abarca fenômenos de diferentes ordens (sintática, fonológica, ideológica, etc). Como então, construir um modelo teórico que dê conta de todas estas faces?

Toda teoria é um recorte da realidade. Um mapa, por exemplo, se tomasse a mesma proporção da realidade, poderia ser descartado, pois a realidade e sua representação se coincidiriam.
Assim, torna-se impossível a idéia de uma teoria abarcar todas as faces da linguagem, uma vez que esta é complexa, heterogênea e multifacetada. 
Nesse sentido, é imprescindível a construção de ferramentas distintas para pensar as várias ordens.
Verifica-se que as teorias lingüísticas são como uma sinfonia, pois as várias vozes são constituintes do todo. No entanto, há de se tomar cuidado em fazer comparações, junções ou deslocamentos entre elas, pois, apesar de terem o mesmo objeto observacional, nem sempre as ferramentas de uma, serve para outra, uma vez que foram construídas para finalidades diferentes. 


Fontes: 

BORGES NETO, José. História e Filosofia da Linguística: uma entrevista com José Borges Neto.
ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].  


Minhas anotações.

Nenhum comentário: